quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sobre o estilo Vitoriano

De 1837 a 1901, foram os anos em que a Inglaterra foi governada pela Rainha Vitória, o país vivia um período conhecido como "época vitoriana". Foi um longo período a partir da expansão do Império Britânico no estrangeiro, bem como o auge e consolidação da Revolução Industrial e o surgimento de novas invenções. “... O processo de relativa democratização do consumo de artigos de luxo pode ser entendido como um indicador útil do grau de inserção de uma determinada sociedade na modernidade industrial e urbana...” (p.86).
Observou-se uma variação de estilos, com influência indiscriminada do Gótico, Luís XV, egípcio, turco e veneziano. Eram movimentos feitos sem inteligência ou preocupação de detalhes. O próprio interior era uma confusão de estilos e cores, sempre forte, com painéis pseudogóticos. “... Surgem na Inglaterra as primeiras manifestações daquilo que viria a ser um fenômeno constante na historia do design: os movimentos para a reforma do gosto alheio. O primeiro grande nome entre esses reformistas foi o arquiteto A.W.N. Pugin, precursor do movimento internacional de recuperação dos princípios e das formas da arquitetura gótica que ficou conhecido posteriormente como Gothic Revival...”(p.77)
A nova burguesia queria exibir em suas casas decorações que ostentassem sua nova riqueza. “... A preocupação generalizada com diferenciar e tornar especial a casa e moradia é um fenômeno característico do século 19. Desde muito, os reis e nobres investiam grandes fortunas em construir e ornar seus palácios, fazendo uso da arquitetura e da arte como formas de ostentar o seu poder e de manifestar e sua gloria...” (p.63). Na decoração dos móveis, usava-se em abundância madeiras nobres exóticas, como o jacarandá, a rádica e o mogno. Os objetos como quadros, candelabros, enfeites, tapetes e luminárias eram numerosos, a maioria das peças oriundas do distante Oriente, como porcelanas chinesas ou tecidos de decoração em seda bordados com fios de ouro. “... a segunda metade do século 19 foi marcada por uma verdadeira explosão  do consumo, ... transformaram as compras em uma atividade de lazer, e não mais apenas em uma rotina a ser cumprida...”(p. 87). Tecidos com motivos florais constituem o esquema de decoração. O estilo agrega estofados em couro e tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário